Eu quero saber se você consegue responder essas 3 perguntas de JavaScript!



JavaScript é uma linguagem de programação sensacional para qualquer programador ou programadora que quiser aprender a programar. Só que mesmo assim, enquanto você está programando em JavaScript, várias coisas podem lhe atrapalhar ou lhe dar uma boa rasteira, principalmente quando se trata de variáveis. As variáveis em JavaScript “var let const” tem características interessantes e é possível cair em várias pegadinhas (principalmente se você está no meio de um teste para uma entrevista de emprego) até porque escopo de variáveis JavaScript apesar de que são excelentes para evitar “namespace collision”, possuem ao mesmo temo várias características como “Scope Chain”, também o famoso “Javascript Hoisting” e diferenças entre “Function Scope” e “Block Scope”. Pra apimentar o assunto de escopo JavaScript e Hoisting, a gente tem nesse vídeo até uma pergunta pegadinha relacionada a Function Declaration e Function Expression… vamos ver se você vai acertar. Fora isso, o vídeo é bastante dinâmico e eu uso bastante o DevTools para programar os exemplos e resultado dos códigos.

✅ 𝗚𝗢𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗡𝗢𝗧𝗜𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗧𝗘𝗖𝗡𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔?

▸ Então você vai pirar nisso: https://filipedeschamps.com.br/newsletter

✅ 𝗢𝗟𝗛𝗔 𝗤𝗨𝗘 𝗠𝗔𝗦𝗦𝗔!

▸ Se essas conversas aqui estão fazendo você perceber coisas diferentes no seu código, ou na sua profissão de desenvolvedor, considera se tornar um Membro da Turma. É muito massa porque dá pra ter uma conversa muito mais próxima e discutir coisas bem diferentes e super importantes do nosso dia a dia: https://www.youtube.com/FilipeDeschamps/join

✅ 𝗢𝗦 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗩𝗜𝗗𝗘𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟

▸ Preguiça: Descobri Como Consertar o Meu Maior Problema

▸ 3 Técnicas Que Eu Uso Para Aprender a Programar Qualquer Coisa

▸ SOLID fica FÁCIL com Essas Ilustrações

▸ Eu fiz um dos melhores cursos de Programação do Mundo!

▸ Desafio: 10 projetos rápidos para treinar Programação e conseguir um Emprego

✅ 𝗟𝗜𝗡𝗞𝗦 𝗖𝗜𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗢 𝗩Í𝗗𝗘𝗢

▸ Um júnior já deveria saber como reduzir a quantidade de IFs de um código (e você, sabe?)

▸ Ultimate List of JavaScript Interview Questions
https://blog.soshace.com/ultimate-list-of-javascript-interview-questions/

48 thoughts on “Eu quero saber se você consegue responder essas 3 perguntas de JavaScript!

  1. Uhull, acertei todas! Tô fazendo um curso de JS de um gringo na Udemy e tô feliz por ter acertado todas. Acabei de ver o módulo sobre como o JS funciona, abordou tudo o que foi perguntado nesse vídeo 😁 o curso é do professor Jonas Schmedtmann e é em inglês, mas o inglês dele é bem pausado e pronúncia muito boa. Recomendo.

  2. Olá, pessoal. Alguém me tira uma dúvida: Qual seria o terceiro tipo de escopo? Acho que não entendi que além de Global e local 4:12 teria um terceiro escopo.

    Estou esquadrinhando o tema para uma pesquisa pessoal e, parabéns pelo vídeo, Felipe, me ajudou muito até agora!

  3. Sr. Delícinha, quando vc diz inicialmente, vc está se referindo a quem já programa, né. Pq eu sou contador de formação, atualmente cabeleireiro e loco para aprender programação. Mas estou levando uma surra. Tem hora que tenho quase certeza que vc está falando mandarim.

  4. Uma dúvida… Séria possível "fechar trancar" uma variável no Javascript de forma que ela não possa ser alterada sem ter que usar uma função de variavel constante ? Não sei se essa pergunta ficou boa kkk

  5. Só pra complementar a respeito de escopo. Existe o escopo estático, que é o que a maioria das linguagens utiliza (inclusive é JS, como o Filipe apresentou) e o escopo dinâmico, que em vez de considerar a estrutura do código, considera a pilha de execução do programa. No segundo, uma variável nem precisa estar declarada dentro da função para ser utilizada. Por exemplo, em Python (que usa escopo dinâmico), este código não dá erro:

    𝚍𝚎𝚏 𝚏𝚞𝚗𝚌𝙰():
    𝚙𝚛𝚒𝚗𝚝(𝚊)

    𝚍𝚎𝚏 𝚏𝚞𝚗𝚌𝙱():
    𝚊 = '𝙷𝚎𝚕𝚕𝚘, 𝚆𝚘𝚛𝚕𝚍!'
    𝚏𝚞𝚗𝚌𝙰()

    𝚏𝚞𝚗𝚌𝙱()

    Ela só precisa estar declarada dentro do escopo do comando que chama a função. Que louco, não? 🤔

  6. Mano kkk, ate hj eu tava me quebrando, em relação return , scope e n saber oq ia retornar e eu hoje mesmo estava mt frustrado com isso. Então no momento que você perguntou oq vai retornar ? eu pensei Gustavo Deschamps , e tudo fez sentido na minha vida kkkk , so esperando final do mes para poder apoiar esse canal mano serio vc me ajuda demais <3

  7. 1:11 escopo é a disponibilidade para o programa de uma variável, função ou objeto. Um objeto, função e objeto pode estar disponível para o programa o tempo todo ou pode estar disponível em um momento especifico do programa.
    agora vendo a resposta precisamos lembrar que o acesso a variáveis em escopo só está limitado fora de uma função se ela for definida com let, por que se a variável for declarada com var em escopo local ela fica disponível para o código todo (escopo global).

    4:30 let e const cria condições de acesso de "variáveis" (const não é uma variável mas é complexo não coloca-la nessa categoria) que resolve o problema de var citado na resposta 1 a var possui uns "erros" onde ela pode ser acessada antes de ter sido criada no código e alguns problemas de escopo, ela consegue "vazar" do escopo local para o escopo global. acabei não explicando o const (kkkkk).

    10:35 não vai dar erro vai imprimir um variável que "não foi criada", o let resolve isso. (errei kkkk e acertei, não deu erro mas não imprimiu o que pensei que imprimiria rs)

    13:23 o uso de const com o paradigma de programação funcional é o cenário ideal para um código gostosinho hahahha.

    a gente nao chama de agua liquida, agua sólida e agua flutuante, chamamos de agua, gelo e vapor por isso concordo demais com a ideia do deschamps de chamar estados diferente de algo com nomes diferentes.

    14:56 a primeira é um objeto e a segunda é uma variável.

  8. Me considero iniciante na programação pq sabe eu tenho doche anox e comecei a """"progamar""" em lua nos joguin do roblox ai dps eu vi um cursinho de javascript no yt e comecei a sla eu nem sei oq faço com programação eu só amo mas tipo o meu erro que eu acho que e um erro mas deve ser e que eu sou desantenado dos termos pra caramba tipo teve um video seu que fui pesquisar OQ ERA PLOT TWIST MERMAO e tipo eu preciso saber dessas coisas assim pra entender seus video kk

  9. Cara nao sei se te odeio, ou amo! A cada video que assisto, minha mente lesada se sexagenario, pira. Ate tentei responder, e errei todas. de volta as aulas.

  10. Maravilhoso, a tempos eu tento entender o porque de sempre ser usado o const no JS ao invés do var e do let, até que enfim consegui, meus parabéns pelo seu trabalho, é enriquecedor para a comunidade.

  11. Filipe, troque esta planta artificial por uma natural meu irmão! acompanho seus vídeos à anos, e a planta desbotou um bocado com esta luz ai do cenário. No mais meus parabéns, 10 em didática como sempre.

  12. geralmente se fala de escopo lexico, onde escopo se refere ao local onde uma variavel foi declarada e vai ditar onde seus valores estarão visiveis e lexico seriam os nomes definidos nos nosso arquivo, esses nomes podem ser propriedades, variaveis ou ate memso funcoes…

  13. Cara, esse vídeo foi simplesmente sensacional. Parabéns pela didática, Filipe!
    Demorei horas pra entender tudo que você conseguiu passar de maneira clara e coesa em 17minutos.

  14. Boa tarde Filipe! Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelos seus videos! Me inspiram a cada vez mais querer seguir nessa carreira! Pois bem, sou iniciante nessa Línguaguem, porém, tenho uma base em Python o que me ajuda a entender boa parte dessas situações apresentadas aqui. Minha dúvida é sobre o o que será impresso nessa 'Side Quest'. Não entendi o motivo do console.log(nome) apresentar "Filipe Deschamps" e não 'Gustavo Deschamps' como retorno da função, mesmo assistindo sua explicação várias vezes. Primeiramente, o valor '(nome)' pertence ao mesmo escopo da 'var nome' declarada inicialmente e não, na não declarada,existente na 'função'. Assim, não podendo haver um 'redeclaração' da mesma. Espero ter conseguido expressar minha dúvida e agradeço muito a atenção!

    * Side Quest mencionada na dúvida!

    > var nome = 'Gustavo Deschamps';

    function retornarNome() {

    nome = 'Filipe Deschamps';

    return nome;

    }

    retornarNome();

    console.log(nome);

    Filipe Deschamps

  15. Que legal! acertei as duas primeiras tranquilamente, como estou aprendendo ainda, achei que provavelmente não conseguiria acompanhar o video, fora que ao chegar no final e ter conseguido acompanhar e entender tudo, minha dopamina foi lá no topo!

  16. Outra coisa que já me perguntaram em entrevistas para iniciantes foi: Qual é a diferença entre map, filter e reduce? Fiquei boiando na época e confesso que ainda apanho um pouco no reduce ):

  17. Olá, sou novo em HTML/CSS e Javascript, Eu tenho uma dúvida e não consigo achar solução, na web
    eu procurei e não achei… aliás, perguntar aqui deve contar como web também shushuashua. Mas lá vai

    nesse contexto:

    document.write('00 11 22 00')
    }
    Eu queria colocar os 00 que forem escrito na cor preta e o que for diferente de 00 deixar na cor branca, é possível?
    Obrigado!!

  18. Seu conteúdo é show! Eu conseguir responder as questões, só que sua explicação sanou todas as dúvidas que ainda existia… já não vou mais travar para responder!kkkkk Abraços!

  19. Corrijam-me por favor se eu estiver errado sobre o que aconteceu em 10:51
    Falando do hoisting e o que o Js faz é, ele eleva a variável, sobe ela, mas não sobe o valor? é isso?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *